RESUMO
Código: 378
Área Temática: Operações

 

Abrir
Arquivo

 
Processos de Seleção de Projetos: O Funil de Desenvolvimento Na Indústria de Brinquedos Grow – Um Estudo de Caso
 
Atualmente, o mercado de brinquedos no Brasil passa por diversas transformações estruturais em função da forte concorrência internacional e do alto grau de exigência dos consumidores que detém um acesso à informação cada vez maior e se deparam com linhas muito variadas de produtos a escolher. Diante desse cenário, a inovação de produtos e processos como uma estratégia competitiva torna-se um grande diferencial para as empresas que buscam o aumento de seu market- share. Assim, por meio de um estudo de caso realizado na empresa Grow Jogos e Brinquedos S/A, este trabalho apresenta o perfil atual do setor de brinquedos brasileiro, seus principais desafios e estratégias de inovação. O artigo adota como referência os conceitos de Clark e Wheelright (1993) que, em “Managing New Product and Process Development. Text and Cases”, elaboram os princípios de “ferramentas” utilizadas para selecionar projetos por meio de vários formatos do “funil de desenvolvimento”. Por fim, à luz de dois exemplos, faz-se uma análise dos principais acertos e erros apontados pelos autores acima mencionados como sendo recorrentes em diversos projetos de desenvolvimento de produtos e processos.