RESUMO
Código: 380
Área Temática: Administração Geral

 

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Medicamentos Genéricos no Brasil e A Flexibilidade Estratégica do Grupo Ems Sigma Pharma
 
Este estudo apresenta a mudança do mercado brasileiro após o advento dos medicamentos genéricos. O tradicional trade-off custos versus diferenciação difundido por Porter (1986) parece não dar conta da complexidade de alguns dos novos arranjos estratégicos emergentes neste mercado. Este artigo discute as teorias acerca de estratégia competitiva por meio de um estudo de caso no Grupo EMS Sigma Pharma. É feita uma análise estratégica a partir do modelo de Porter (1980) e depois utilizando o modelo Delta proposto por Hax & Wilde II (2001), aplicado como alternativa ao modelo porteriano. A partir de uma revisão da literatura sobre ambos os modelos e da análise do caso da EMS, este estudo apresenta a possibilidade de superação do trade-off porteriano na formulação estratégica ao se aprofundar no detalhamento das ações tomadas pelas empresas do Grupo EMS Sigma Pharma que combinam custo e diferenciação. Procura-se identificar e refletir sobre as ações tomadas pela alta administração da empresa que levaram a EMS a apresentar vantagem competitiva que tem proporcionado retornos econômicos acima da concorrência, conforme os dados da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).