RESUMO
Código: 381
Área Temática: Ensino de Administração

 

Abrir
Arquivo

 
A Percepção Empreendedora dos Estudantes de Graduação: Um Estudo de Caso no Curso de Administração da Ufcg.
 
O empreendedorismo tem ganhado nos últimos anos, especialmente a partir da década de 90, importância a nível mundial. Isso se deve fato de os governos e a sociedade perceberem que o empreendedorismo pode se um dos instrumentos capazes de fornecer novas alternativas econômicas capazes de gerar renda e reduzir os altos índices de desemprego existentes a nível mundial. Diante disto, buscou-se neste trabalho analisar como os alunos do curso de Administração da UFCG percebem o empreendedorismo, bem como as opiniões destes sobre o tema e a forma como eles vêm o tratamento que é dado ao assunto dentro do curso pelos professores. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário que foi aplicado a 70 alunos do curso de Administração que estivessem cursando a partir do quarto semestre. Como principais resultados podemos destacar: a maioria dos entrevistados já trabalhou ou trabalha; a principal motivação que eles tem para abrir sua própria empresa é a independência financeira; a maior parte já participou de debates ou discussões sobre o assunto dentro do curso e que para os alunos os professores não têm estimulado a prática empreendedora.