RESUMO
Código: 385
Área Temática: Marketing e Comunicações

 

Abrir
Arquivo

 
Atributos de Cursos de E-learning
 
O crescimento do ensino a distância nos últimos anos tem sido considerável, assim como o da constatação dos benefícios na utilização deste método de aprendizagem. Porém, há ainda poucos estudos voltados a entender quais diferenciais dos cursos de e-learning são mais valorizados pelos usuários. Assim, este paper objetiva apresentar uma proposta de agrupamento de dimensões de e-learning em atributos e ordená-los de acordo com a maior ou menor importância percebida por usuários e potenciais usuários desses cursos. Inicialmente foi feito um levantamento de dados secundários a partir de 330 questionários, respondidos por alunos que completaram pelo menos um e-learning. Foram extraídas dessas avaliações informações sobre o que esses alunos consideraram importante, baseando-se tanto nos elogios como nas críticas por eles apresentadas. Após isto, a partir dessas informações, foi solicitado aos profissionais do setor de e-learning que formassem os atributos e desenvolvessem premissas sobre quais seriam mais valorizados. Com base nos atributos resultantes, desenvolveu-se um novo questionário, o qual foi aplicado em 74 adultos, usuários e não usuários de e-learning. A partir das respostas, foi possível verificar a veracidade das premissas levantadas e comparar a percepção de profissionais da área de e-learning com a dos usuários e potenciais usuários dos cursos.