RESUMO
Código: 403
Área Temática: Métodos Quantitativos e Informática

 

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Comportamento do Consumidor em Relação A Marcas de Leite
 
Este artigo analisa o comportamento do consumidor em relação a marcas de leite. Com base em modelos teóricos de marketing, procurou-se listar os seus atributos principais e compreender o seu impacto no comportamento do consumidor. Foi realizada uma pesquisa quantitativa com moradores das cidades de São Paulo e São José do Rio Preto, com um total de 150 entrevistas em pontos de fluxo populacional. Por meio das técnicas multivariadas análise fatorial, análise de conglomerados e análise de correspondência, foram obtidos interessantes resultados, tais como grupos de pessoas com comportamentos específicos e as respectivas características mais marcantes. As empresas relacionadas a leite industrializado podem se utilizar das conclusões extraídas nesse estudo de forma a se adequarem às necessidades e desejos dos consumidores. A adequação ao processo de tomada de decisão de compra deve tomar como base o posicionamento da marca, ou seja, é necessário identificar o lugar que as marcas ocupam na mente de cada consumidor, ou segmentos de consumidores, para então buscarem a preferência dos mesmos. Outras pesquisas podem ser desenvolvidas, pois o estudo sobre o comportamento do consumidor referente a marcas e posicionamento é um campo vasto e há ainda muito a ser explorado nesse sentido.