RESUMO
Código: 406
Área Temática: Administração Geral

 

Abrir
Arquivo

 
Discutindo O Modelo de Zaccarelli Sobre O Desenvolvimento de Clusters
 
Com a globalização, consolida-se um novo paradigma de competição baseado na inovação - transformação do conhecimento em tecnologia - e, na alta disputa por vantagens competitivas. Nesse contexto, a sobrevivência de cada empresa passa pela necessidade de competir com sucesso no jogo de negócios do mundo empresarial de hoje. Este trabalho vai discutir o problema das pequenas e médias empresas nesse ambiente de competição global. O enfoque é o do agrupamento de empresas, com os já conhecidos nomes de distritos industriais, ou, como mais recentemente, clusters. A preocupação principal é entender o modelo de desenvolvimento e amadurecimento competitivo de um cluster, preparado por Sergio Zaccarelli. A contribuição deste artigo ao conhecimento acadêmico pretende estar na discussão sobre como se comportam alguns fatores de competitividade para clusters, entendidos estes últimos como entidades supra-empresariais. O principal fator de competitividade estudado é a atratividade de clientes, sobre o qual está construída toda a conceituação de cluster, tendo em vista que a predominância da lógica do comprador é fator determinante para entendermos a existência do próprio cluster.