RESUMO
Código: 410
Área Temática: Política e Gestão Tecnológica

 

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Inovação e Desenvolvimento de Produtos Populares no Brasil:
 
A crescente participação dos consumidores de baixa renda na demanda total do mercado brasileiro coloca em evidência o tema da inovação em produtos para este segmento. Enquanto empresas multinacionais podem ter dificuldade em adaptar suas estratégias de desenvolvimento de produtos para esse público, empresas menores talvez possam aproveitar essa oportunidade com maior facilidade. O problema de pesquisa é: como se constitui o sistema de inovação das empresas atuantes no mercado de produtos populares? Analisa-se o caso de uma empresa de médio porte produtora de sorvetes com vendas crescentes para consumidores de baixa renda. O referencial teórico adotado é a abordagem dos autores Clark e Wheelwright sobre gestão da inovação em produtos. O objetivo do estudo é analisar a evolução da estratégia de negócios e do sistema de desenvolvimento de produtos em uma empresa de médio porte voltada para o mercado de produtos populares. Os resultados revelam uma trajetória de crescimento consistente obtido com a acumulação e proteção de conhecimentos estratégicos, rapidez de adaptação a mudanças no ambiente e aprendizagem organizacional com a experiência. Foram identificadas práticas informais de gestão com características inovadoras e aderentes à teoria relacionada ao sistema de desenvolvimento de produto. Esse desempenho também pode ser explicado pelas soluções criativas na utilização de ativos e arranjos contratuais com fornecedores e concorrentes.