RESUMO
Código: 411
Área Temática: Organização do Terceiro Setor

 

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Estado, Mercado e Sociedade Civil: Conversações em Torno da Responsabilidade Social
 
Este artigo tem por objetivo analisar o relacionamento do empresariado com os movimentos sociais, ONGs e Estado, partindo de uma revisão da literatura pertinente a este assunto. Bem como, atualizar essa visão a partir da entrevista com uma empresária do setor de marcenaria da cidade de Porto Alegre, e de informações institucionais veiculadas no site oficial da Federação das Associações de Jovens Empresários do Rio Grande do Sul – FajeRS. A entidade é uma ONG que surgiu a partir da formação de alguns núcleos de jovens empresários em diferentes municípios do Rio Grande do Sul. Ligado a ela, consideramos também o ponto de vista da Confederação Nacional dos Jovens Empresários – CONAJE, que tem sua origem a partir do primeiro Congresso Nacional de Jovens Lideranças Empresariais realizado em 1992 em Porto Alegre-RS. Na interação destes atores, percebemos que a responsabilidade social está presente, mas seu enfoque é dual, porque a agenda pende fortemente para a competição e não para o aumento de solidariedade. Com isso, há uma prevalência da racionalidade instrumental em detrimento à substantiva que representaria um movimento no sentido de caminharmos rumo à cidadania que seria uma forma efetiva de inclusão social.