RESUMO
Código: 413
Área Temática: Gestão de Comércio Exterior

 

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A Formação das Competências Organizacionais das Multinacionais: Estudo de Caso Numa Multinacional Brasileira
 
O objetivo desse artigo é analisar os diferentes tipos de competência na multinacional e compreender os fatores que permitem o desenvolvimento e transferência dessas competências. Analisamos a questão estudando o caso de uma multinacional brasileira com larga tradição no mercado externo, que chamaremos de empresa XYZ, atendendo aos pedidos da empresa de preservar sua razão social. O estudo aborda apenas a divisão de comex, uma vez que, os recentes estudos têm ressaltado os papeis das UENs ou divisões, em vez do papel da subsidiária como um todo. Nosso enfoque recai sobre as multinacionais brasileiras por duas razões: são raros os estudos analisando as competências locais, não-locais e especificas de multinacionais oriundas de mercados emergentes; e no que tange ao cenário dos mercados emergentes, tais como o Brasil, é de suma importância em razão da possibilidade da ‘fuga de competências’, tanto em virtude do contínuo desenvolvimento de novas empresas nacionais em busca da internacionalização, como para a manutenção da competitividade do parque industrial nacional. Os resultados mostram o desenvolvimento de competências não locais na divisão de comex da matriz impulsionadas sobretudo pelo conhecimento tácito e socialização; enquanto na subsidiária encontramos apenas competências locais, ou importadas da matriz.