RESUMO
Código: 416
Área Temática: Recursos Humanos

 

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Modelos de Avaliação de Competências e Performance Organizacional: Um Estudo de Caso
 
Na atual economia baseada no conhecimento existem dois paradigmas vigentes na Administração: o paradigma da mensuração e o paradigma da valorização do intangível. Ambos exercem forte impacto na gestão das pessoas e das competências organizacionais. Este trabalho tem como objetivo discutir metodologias de avaliação do impacto das competências individuais e organizacionais na performance da empresa, através da análise crítica de um caso do setor financeiro. Para tanto, este artigo analisa a evolução da avaliação de resultados em gestão de pessoas, desde os estudos do impacto de práticas de RH na performance empresarial até os modelos atuais de mensuração das relações causais e apresenta estudo empírico de uma empresa seguradora pertencente a um dos maiores conglomerados financeiros de capital nacional, que utiliza o modelo de gestão baseada em competência e é reconhecido internacionalmente por seu sucesso na aplicação do balanced scorecard. Os resultados deste trabalho destacam os principais desafios enfrentados pelo caso em estudo para a aplicação do modelo de mensuração das relações causais, proposto pelo balanced scorecard, apontando cuidados a serem tomados na relação deste modelo com o modelo de gestão por competências, assim como possíveis alternativas e sugere critérios para escolha de uma metodologia de avaliação.