RESUMO
Código: 422
Área Temática: Marketing e Comunicações

 

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Marketing Esportivo Ou Inserção Social: A Realidade de Uma Proposta - Um Estudo de Caso no Clube-empresa União Cascavel S/a
 
Cada vez mais as empresas tentam encontrar meios de comunicarem-se e atenderem eficazmente seu público-alvo, seja através da inovação de seus produtos ou de campanhas de marketing arrojadas, a verdade é que os consumidores estão exigindo um comprometimento maior por parte das empresas, nos problemas que afligem a sociedade brasileira. O presente trabalho teve por objetivo investigar a relação entre o ensino do futebol junto às crianças carentes e sua conseqüente inserção social, procurando verificar o impacto dessa formação para a vida profissional e pessoal da mesma. Elaborou-se uma breve construção teórica procurando levar o leitor a refletir sobre a questão Marketing Esportivo e/ou Inserção social, junto às escolas de futebol dos clubes-empresa. O instrumental metodológico consistiu em um estudo exploratório, onde os dados foram através de entrevistas não estruturadas (observação in loco) e estruturadas (questionário de perguntas fechadas), aplicados aos atletas, ao diretor, a psicóloga, nutricionista e treinador. As fontes secundárias limitaram-se aos registros da empresa e bibliografia referente ao assunto. Na análise dos dados verificou-se a divergência de idéias entre a instituição e os atletas; além de problemas de comunicação entre a organização e seus colaboradores, observaram-se diferenças entre o proposto e o executado, o que proporcionou um GAP considerável em relação à proposta inicial. Concluiu-se que os plano de ação atendem mais ao marketing esportivo (divulgação e fortalecimento da empresa enquanto clube-empresa), contribuindo em menor escala para o processo de inserção social, destes jovens que buscaram no projeto um a possibilidade de crescimento e ascensão social.