RESUMO
Código: 432
Área Temática: Organização do Terceiro Setor

 

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Franquias Sociais Para Projetos de Educação: Teoria e Aplicação
 
Nos últimos anos, o primeiro setor tem dado grande foco a projetos sociais, inclusive gerando grande espaço na mídia. O restante da sociedade também se envolve cada vez mais em projetos desta natureza devido às necessidades latentes de uma sociedade como a brasileira, com grande riqueza e péssima distribuição. Este trabalho trata de uma alternativa para expansão de projetos sociais bem sucedidos, tendo como objetivos identificar as variáveis que compõem uma proposta de franquia social em educação e analisar as melhores práticas em dois casos práticos. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre franquias sociais e uma pesquisa empírica nos projetos com foco educacional, Formare e CDI. As variáveis de franquia social pesquisadas foram: material fornecido, papéis e responsabilidades (educadores, coordenador e franqueador), capacitação, indicadores de desempenho do franqueado, requisitos dos franqueados e público-alvo do projeto. Com a elaboração desta pesquisa foi possível verificar a importância do modelo de franquias sociais, que apesar de ser um assunto recente vem ganhando cada vez mais credibilidade, dado os bons resultados já alcançados.