Este trabalho procura através da utilização de uma metodologia multicriterial analisar alternativas de investimento, tendo como base uma série de informações de franquias no setor de alimentação no Brasil. A lógica da metodologia proposta é analisar a situação de um empreendedor que deseja investir em uma nova franquia. Ele precisaria, para tomar uma decisão mais coerente e completa, de uma metodologia de apoio à decisão que fosse capaz de conjugar uma série de dimensões de desempenho e que mostrasse qual a melhor alternativa dado uma série de informações, operacionais e financeiras. Neste sentido, este estudo aplica uma metodologia de análise e avaliação de desempenho denominada Análise Envoltória de Dados (DEA). A partir do DEA esta pesquisa procura analisar dentre 79 franquias do ramo de alimentação, listadas no Guia do Franchising da Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios (2004), quais as melhores opções de investimento. Pôde-se perceber que a metodologia foi capaz de modelar a complexidade deste problema de decisão. Além disso, percebeu-se que as alternativas (franquias) com melhor relação benefício/sacrifício são aquelas que se mostram mais eficientes. |