RESUMO
Código: 433
Área Temática: Gestão de Varejo

 

Abrir
Arquivo

 
Decisões de Investimento em Franquias de Alimentação: Uma Análise Estratégica Multicriterial Com Base Na Análise Envoltória de Dados (dea)
 
Este trabalho procura através da utilização de uma metodologia multicriterial analisar alternativas de investimento, tendo como base uma série de informações de franquias no setor de alimentação no Brasil. A lógica da metodologia proposta é analisar a situação de um empreendedor que deseja investir em uma nova franquia. Ele precisaria, para tomar uma decisão mais coerente e completa, de uma metodologia de apoio à decisão que fosse capaz de conjugar uma série de dimensões de desempenho e que mostrasse qual a melhor alternativa dado uma série de informações, operacionais e financeiras. Neste sentido, este estudo aplica uma metodologia de análise e avaliação de desempenho denominada Análise Envoltória de Dados (DEA). A partir do DEA esta pesquisa procura analisar dentre 79 franquias do ramo de alimentação, listadas no Guia do Franchising da Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios (2004), quais as melhores opções de investimento. Pôde-se perceber que a metodologia foi capaz de modelar a complexidade deste problema de decisão. Além disso, percebeu-se que as alternativas (franquias) com melhor relação benefício/sacrifício são aquelas que se mostram mais eficientes.