RESUMO
Código: 447
Área Temática: Administração Geral

 

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Internacionalização: Modelo Conceitual e Aplicação
 
Este artigo apresenta uma análise crítica do processo de internacionalização de um grupo editorial europeu com subsidiária no Brasil. O intuito é descrever a internacionalização a partir de um modelo de investigação que contempla quatro dimensões: 1) Tipo de internacionalização, caracterizado pelas formas de operação da matriz nos mercados onde atua; 2) Postura, constituída pelos preceitos que norteiam os interesses da matriz no país recipiente; 3) Modelos de Internacionalização, subdivididos em 3 (três) visões distintas, que se complementam: a) aspectos da autonomia e tomada de decisões das subsidiárias, b) formas de transferência de conhecimento ou como estabelecer parceiros nos mercados locais, c) o caminho incremental e de aprendizagem de internacionalização das organizações e 4) Estrutura Organizacional, enfatizando a componente departamentalização da matriz e subsidiárias e o processo decisório. Foi realizada uma investigação exploratória do tipo qualitativa utilizando-se do método do estudo de caso. A análise crítica avaliou as características da empresa, dentro do modelo proposto, na verificação da dinâmica organizacional na sua busca de se internacionalizar.