RESUMO
Código: 50
Área Temática: Administração Geral

 

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Estruturas Administrativas das Universidades Brasileiras
 
As profundas mudanças tecnológicas, sociais, políticas e econômicas aceleraram a obsolescência das estruturas organizacionais e dos sistemas de planejamento das instituições de ensino superior. O problema de estruturação administrativa nas universidades brasileiras deriva da procura de um modelo que atenda às suas especificidades. As universidades são organizações complexas que se caracterizam por: 1) o desejo das comunidades docente, discente e técnica-adminsitrativa de manutenção do pluralismo político, da autonomia universitária e da liberdade acadêmica; 2) execução das atividades de ensino, de pesquisa e de extensão para a consecução de seus objetivos; 3) ter seu desenvolvimento articulado através de políticas públicas. O presente trabalho discute os modelos de estruturas organizacionais encontrados nas universidades brasileiras, tendo como base aspectos históricos e de teoria geral da administração, e faz um levantamento dos organogramas utilizados atualmente. São comparadas os formatos das estruturas exigidas pela Reforma de 1968, materializada na Lei n.º 5.540 (de 28 de novembro de 1968) e as decorrentes das mudanças possibilitadas pela publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996).