RESUMO
Código: 53
Área Temática: Gestão de Comércio Exterior

 

Abrir
Arquivo

 
Experiências de Internacionalização de Empresas Brasileiras em Um Contexto Globalizado
 
Este artigo aborda algumas experiências de internacionalização desenvolvidas por empresas brasileiras de bens e serviços. Objetiva-se apresentar as condições gerais em que se desenvolveram os empreendimentos internacionais, analisando de uma forma mais abrangente as estratégias utilizadas e os resultados obtidos. A literatura tem apresentado estudos de casos, focados principalmente em organizações do primeiro mundo, sendo poucos os estudos de internacionalização de empresas de países ditos emergentes e menos ainda de países latino-americanos. O amplo domínio das gigantes multinacionais da Europa, Japão e Estados Unidos tem de certa forma obscurecido as experiências de internacionalização de empresas de países como o Brasil, mas há exemplos que merecem ser abordados e conhecidos. Apesar do pouco tempo em que vem se desenvolvendo a ação exportadora brasileira com resultados significativos, os resultados alcançados mostram um caminho promissor, se ações focadas forem tomadas pelo país como um todo. Os exemplos abordados representam casos mais conhecidos e outros que permanecem desconhecidos do público em geral, mas que trazem em si grandes lições que devem ser compartilhadas.