RESUMO
Código: 55
Área Temática: Ensino de Administração

 

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A Ssm Como Instrumento de Mobilização Num Curso de Pós-graduação em Formação
 
O objetivo desse trabalho é descrever a utilização do método “Soft Systems Methodology” (SSM) na identificação e elaboração de propostas com a participação e empenho conjunto para reconhecimento de um curso de um programa de pós-graduação perante a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão da esfera Federal vinculado ao Ministério da Educação. A experiência resultou numa planilha de acompanhamento acadêmico dos alunos do curso de Pós-Graduação em Administração (PPGA-FEA) em fase de reconhecimento na FEA-RP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - Campus de Ribeirão Preto) da USP (Universidade de São Paulo). O método aplicado procurou identificar e estruturar as situações problemáticas e com dificuldades de definição, visando de uma forma encadeada, relacionar o mundo real e o “mundo do pensamento sistêmico”. A SSM mostrou-se como um processo interativo de aprendizagem caracterizando-se por constantes debates e participação política de todos os atores envolvidos. Sua execução permitiu propor ações para solucionar os problemas no reconhecimento do curso de pós-graduação, configurando-se, como instrumento útil para a organização discutir seus segmentos internos, seus papéis, o que deveria ser mudado e principalmente tornar os participantes co-responsáveis pelo processo de avaliação e envolvidos politicamente com seus resultados.