RESUMO
Código: 60
Área Temática: Marketing e Comunicações

 

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Valor Percebido da Marca Nike em Porto Alegre
 
O tema valor de marca trata-se de um dos assuntos mais estudados hoje na administração mercadológica. Sua importância estratégica e benefícios para o desempenho das empresas tem feito que com grandes estudiosos e pensadores relacionados a área venham desenvolvendo teorias e aplicações de resultado. Existem atualmente duas abordagens que norteiam os estudos nessa área: a determinação do valor patrimonial da marca (sob uma ótica financeira) e a busca pelo melhor aproveitamento dos recursos do composto de marketing, consistindo no valor de marca percebido. É sobre esta segunda abordagem que este artigo se estabelece, procurando identificar o valor percebido da marca Nike (multinacional da indústria do esporte) junto às classes sócio-econômicas A e B da cidade de Porto Alegre. Como modelo base para tal avaliação foi utilizado o desenvolvido por David A. Aaker. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa, buscando identificar 4 dimensões da marca estudada. Os resultados desta pesquisa foram analisados com métodos estatísticos, além de técnicas como Qui Quadrado e Cluster Analisys. No resultado final, constata-se claramente que a Nike possui um valor de marca bastante elevado junto ao público estudado, com uma imagem bastante homogênea e positiva.