RESUMO
Código: 64
Área Temática: Ensino de Administração

 

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A Problemática da Interdisciplinaridade Nos Cursos de Graduação em Administração: Proposta Para Reflexão Teórica
 
Sabe-se que, desde a primeira regulamentação do ensino de Administração, em 1966, até os dias atuais, com a expansão em massa das Instituições de Ensino Superior de Administração, a formação dos administradores tem sido pautada pela fragmentação do conhecimento, manifestada através das diversas disciplinas que compõem a grade curricular das escolas. Esta maneira de organização curricular faz com que não sejam permitidas a integração dos conhecimentos nem, tampouco, a superação das barreiras existentes entre as diferentes disciplinas. A prática da pesquisa nas salas de aula dos cursos de graduação em Administração seria, então, um estímulo não somente a superação da dicotomia ensino-pesquisa, como também a uma reflexão sobre essa repartição epistemológica do saber em disciplinas compartimentadas. Nesse sentido, na medida em que os saberes fragmentados fossem substituídos por uma visão mais global da realidade haveria uma tendência de se caminhar no sentido da interdisciplinaridade. Assim sendo, este estudo se propõe a discutir a questão da interdisciplinaridade e da prática da pesquisa interdisciplinar como estratégia integradora nos cursos de graduação em Administração.