RESUMO
Código: 72
Área Temática: Operações

 

Abrir
Arquivo

 
A Estratégia de Inserção no Comércio Exterior Na Prestação de Serviços Logísticos Por Meio da Gestão Por Projetos
 
A maior integração do Brasil no comércio internacional na última década tem forçado as pequenas empresas a buscarem uma administração mais competitiva. Para Ansoff (1993), a administração estratégica é um enfoque sistemático que compreende o posicionamento da empresa no seu ambiente por meio da estratégia e do planejamento de potencialidades, a resposta estratégica em tempo real por meio da administração de questões, e a gestão sistemática da resistência durante a implantação da estratégia. Conforme Kerzner (1998), a gestão por projetos clássica consiste de cinco funções ou princípios: planejamento, organização, equipe, controle e gerenciamento. O estudo de caso inicia-se pela revisão bibliográfica pertinente, para depois examinar os benefícios da gestão por projetos no alcance dos expressivos resultados empresariais que culminaram na melhoria da qualidade, integração dos processos pela TI (tecnologia da informação) e o expressivo crescimento dos negócios. O presente trabalho tem por objetivo avaliar a evolução da definição de uma estratégia e a gestão por projetos na World Cargo Logística Internacional Ltda., na prestação de serviços de agenciamento e desembaraço aduaneiro, com destaque para uma abordagem relacionada às práticas de gestão atuais, sobretudo na adoção do modelo de gestão da PMBOK (1996).