RESUMO
Código: 78
Área Temática: Administração Geral

 

Abrir
Arquivo

 
A Aliança Como Estratégia Para Obtenção de Vantagem Competitiva Entre Pequenas Empresas
 
Resumo: Este estudo visa demonstrar o efeito da aliança estratégica para o aumento da competitividade de duas pequenas empresas distribuidoras de cigarros. O delineamento escolhido para pesquisa é o de estudo de caso, e a coleta de dados foi realizada em fontes primária e secundária, sendo que, na forma primária, levou-se em conta entrevistas efetuadas junto a clientes e funcionários das empresas; e as secundárias emergiram da capacidade de observação do próprio pesquisador, ao interagir com as pessoas envolvidas no processo. Especificamente, foi feita uma averigüação da situação em que as duas empresas envolvidas se encontravam antes das ações específicas para aumento da competitividade, tabulando-se dados básicos e significativos, tais como faturamento mensal e número de funcionários. Após as ações conjuntas e implantação das novas políticas de trabalho, novamente foram avaliados tais dados, comparando-os com a situação anterior. Observando-se os dados apurados em ambas as empresas estudadas e comparando-os com os dados anteriores à implantação do novo sistema de trabalho adotado, ficou evidenciado que a competitividade foi aumentada.