O presente artigo apresenta um estudo sobre clusters industriais, mediante uma abordagem conceitual e empírica. A abordagem conceitual parte de uma revisão bibliográfica sobre clusters, as vantagens competitivas verificadas no contexto de empresas aglomeradas assim como as estratégias competitivas e cooperativas que ocorrem nessas aglomerações. Na abordagem empírica, de caráter exploratório, realizou-se um estudo de caso único incorporado, no cluster da indústria cerâmica de Santa Gertrudes, no Estado de São Paulo. O estudo empírico proporcionou um melhor entendimento da cadeia de valor do cluster escolhido. O objetivo deste artigo é o de discutir tais vantagens competitivas e as estratégias competitivas e cooperativas adotadas pelos clusters industriais, assim como comparar diferentes clusters industriais de um mesmo setor produtivo. Para tanto, além da revisão bibliográfica sobre o tema, foram comparados, ao final, clusters do setor cerâmico, no Brasil (três no Sudeste e um no Sul) e no mundo (dois clusters cerâmicos europeus). Tal comparação entre estratégias competitivas deu-se em função tanto da pesquisa bibliográfica quanto da pesquisa empírica, e, embora a abordagem metodológica da pesquisa empírica não permita generalizações, foi possível aprofundar o conhecimento sobre a dinâmica competitiva dos clusters. |