RESUMO
Código: 95
Área Temática: Marketing e Comunicações

 

Abrir
Arquivo

 
Planejamento e Implementação Marketing em Pme's:diálogo Teoria e Prática
 
Este artigo tem o intuito de fazer um diálogo entre a teoria e a prática de marketing, de maneira mais específica abordando o planejamento e a implementação de marketing em pequenas e médias empresas. Para isto o artigo está dividido em duas partes. A primeira composta de uma breve revisão bibliográfica sobre os seguintes temas: Diálogo entre Teoria e Prática de Marketing; Planejamento de Marketing; Implementação de Marketing e Marketing em Pequenas e Médias Empresas . A segunda é compreendida por um caso prático que tem a intenção de ilustrar como os temas analisados podem ser encontrado na prática das empresas. Além disto através da empresa analisada será discutido a possibilidade de um diálogo entre a teoria e a prática de marketing. Assim pretendemos mostrar qual a relevância do planejamento e implementação de marketing tanto na teoria, quanto na prática. E também quais as possibilidade de uma pequena empresa poder utilizar tais práticas em sua realidade, já que esta possui uma série de restrições e limitações tanto financeiras como de pessoal o que acabam refletindo na sua gestão. Apesar disto sabemos da limitação de tal estudo, principalmente pela análise ter sido feita apenas em uma empresa. No entanto seu propósito é sinalizar a preocupação quanto ao planejamento e a implementação de marketing em pequenas empresas em nosso país, tema pouco enfatizado em pesquisas no Brasil.