RESUMO
Código: 96
Área Temática: Marketing e Comunicações

 

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Marcas de Ongs: Uma Ferramenta Para O Terceiro Setor
 
As organizações não-governamentais ganharam importância na sociedade, sendo classificadas como um Terceiro Setor, ao lado de Empresas e Governo. Cada uma dessas entidades surge para cumprir uma missão que orienta suas atividades. Numa tendência de profissionalização, muitas ONGs têm passado a se ver como marcas. Esta obra resume Trabalho de Conclusão de Curso de mesmo tema, elucidando o fenômeno com o objetivo de apresentar as marcas como uma ferramenta que auxilia as ONGs na realização de sua missão. O trabalho começa revisando conceitos sobre marcas e Terceiro Setor. Depois, explica a formação das marcas de ONGs, ligando as definições de posicionamento de marca e missão. Aborda-se a prática de marcas entre organizações sem fins lucrativos. Os principais benefícios advêm da visibilidade proporcionada, refletindo-se em disseminação da missão, arrecadação de fundos e participação dos colaboradores. Ilustram-se as constatações com duas pesquisas de campo. Uma, internacional, trata da confiabilidade das marcas de ONGs e as define como "as novas supermarcas". Outra, feita no Brasil como objeto deste trabalho, relata a eficácia percebida pela aplicação de marcas entre as ONGs do projeto Bolsa de Valores Sociais, da BOVESPA. Conclui-se que as marcas brasileiras de ONGs têm contribuído para a missão dessas entidades.