RESUMO
Código: 102
Área Temática: Finanças

 

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O Impacto das Decisões de Investimento das Empresas Sobre O Valor de Mercado das Suas Ações
 
Este trabalho visa investigar o impacto da divulgação da realização de investimentos sobre o preço das ações das companhias abertas brasileiras listadas na Bovespa entre 2001 e 2004. A análise é baseada em duas premissas fundamentais: os gestores tomam decisões visando maximizar a riqueza dos acionistas e o mercado utiliza a abordagem do fluxo de caixa descontado para avaliar o valor das empresas. A hipótese testada é que, ceteris paribus, as empresas que efetuaram maior investimento terão impacto positivo no preço das suas ações, enquanto as que efetuaram menor investimento ou desinvestimento terão impacto negativo no preço das suas ações. Empregou-se a metodologia de estudo de evento a fim de avaliar se as empresas com maior (menor) variação do seu ativo permanente, entre dois balanços consecutivos, tiveram um impacto positivo (negativo) no preço das suas ações quando da divulgação dos seus resultados. Como principal resultado, observou-se que o mercado de capitais brasileiro se comporta de acordo com a teoria tradicional de decisões de investimento, incrementando o valor de mercado das empresas que efetuaram maiores investimentos e reduzindo o valor das empresas que efetuaram menores investimentos ou desinvestimentos no período analisado.