RESUMO
Código: 103
Área Temática: Internacionalização

 

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Relacionamentos Internacionais Na Rede de Franquias O Boticário: Uma Análise Diante A Primeira Loja Nos Estados Unidos
 
O franchising é uma opção estratégica cada vez mais popular em termos globais, responsável por 24% das vendas no varejo no Brasil, país no qual o desenvolvimento do franchising tem ocorrido com grande vigor nos últimos anos, em especial a partir da criação da Associação Brasileira de Franchising – ABF, em 1987. No setor de franquias brasileiras de cosméticos e perfumaria a ação de fortes marcas, tais como: O Boticário, L’acqua di Fiori, Chlorophylla e Água de Cheiro, representam cerca de 89% do número de unidades franqueadas em seu segmento. Embora possua forte presença no mercado nacional, posicionando-se como a maior rede de franquia brasileira, O Boticário tem utilizado ações conservadoras em negócios internacionais, fato demonstrado pelas estratégias adotadas em sua expansão para o mercado norte-americano. O objetivo do trabalho é entender as formas como são estabelecidos relacionamentos internacionais, fenômeno observado por meio de um estudo de caso baseado em entrevistas com os envolvidos no estabelecimento da primeira loja da rede O Boticário nos Estados Unidos. Com a pesquisa, foi possível obter maior compreensão sobre o processo de internacionalização e como se dá o relacionamento dessa empresa brasileira com parceiros externos, identificando fatores críticos no estabelecimento de relacionamentos com companhias e investidores estrangeiros.