RESUMO
Código: 108
Área Temática: Ensino de Administração

 

Abrir
Arquivo

 
Padrões de Atuação dos Professores de Administração Na Docência, Pesquisa e Consultoria
 
O estudo tem o objetivo de identificar padrões de atuação dos professores de administração na docência, pesquisa, e consultoria. As questões centrais de reflexão para atingir o objetivo, dizem respeito às habilidades, motivações, sinergias e conflitos existentes nas atividades exercidas concomitantemente por professores universitários de Administração de Empresas. Foram analisadas pesquisas acadêmicas nacionais e internacionais marcadas pelo caráter crítico da realidade em que estão inseridas. É um estudo exploratório, portanto não se pretende esgotar o assunto, o que seria impossível, mas apontar as divergências e complementaridades encontradas na análise da literatura. São identificadas as contribuições recíprocas entre as atividades com relação à contribuição gerada para a universidade e à sociedade, ressaltando que essa contribuição pode ser positiva ou negativa. Como resultado são propostos dois perfis de contribuição profissional, do professor que utiliza a universidade como um meio para alcançar seus objetivos próprios individuais, e do professor que utiliza a atividade docente para alcançar uma contribuição para o conhecimento e a sociedade. São propostas questões para pesquisa futura, e são discutidas implicações pertinentes ao cenário brasileiro recente.