RESUMO
Código: 119
Área Temática: Ensino de Administração

 

Abrir
Arquivo

 
Fatores Motivacionais e Expectativas dos Alunos Ingressantes no Curso de Mestrado em Administração de Universidade Pública do Estado de São Paulo - Brasil
 
Nos últimos anos percebeu-se um crescimento significativo no número de mestrandos no Brasil, inclusive nos cursos de Administração. Compreender os fatores motivacionais e as expectativas que conduzem os alunos ingressantes a buscarem estes cursos torna-se essencial para que as instituições de ensino possam atender suas expectativas, evitando frustração e desapontamento por parte destes alunos. Por meio de uma pesquisa descritiva junto aos alunos ingressantes do primeiro ano do curso de Mestrado em Administração de uma universidade pública do Estado de São Paulo - Brasil, este trabalho identificou que os principais fatores motivadores para o ingresso no curso de Mestrado para esta população são as exigências do mercado de trabalho (necessidade de titulação, aumento de empregabilidade e melhor remuneração), possibilidade de pesquisa científica e experiência internacional na área, além da busca pela carreira acadêmica, assim como o redirecionamento e o aprimoramento profissional. Com relação às expectativas destes alunos ingressantes em termos de benefícios proporcionados pela conclusão do curso, os fatores mais apontados pela pesquisa foram: o desenvolvimento de interesse em pesquisa científica, desenvolvimento de carreira internacional, busca de carreiras alternativas, e ascensão profissional e status obtidos com a titulação.