RESUMO
Código: 125
Área Temática: Internacionalização

 

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Investigação Teórica-empírica Sobre Internacionalziação de Empresas: Um Estudo de Caso no Setor Vinícola
 
O processo de globalização de mercados, que profetiza a livre circulação de bens, pessoas e capitais, assim como a formação de mega blocos econômicos e o acirramento da competição por melhores preços e qualidade elevada, exigem das empresas uma postura que viabilize a competitividade das mesmas. Neste contexto, a internacionalização de empresas é vista como uma alternativa para que as empresas se mantenham competitivas neste cenário globalizado e altamente competitivo. O foco deste estudo são as empresas de pequeno porte e a opção mais apropriada para este caso é a exportação direta e indireta (internacionalização) por envolver menor risco, controle e investimento de capital. A conquista de mercados internacionais é considerada uma saída para as empresas brasileiras. No presente estudo, utilizou-se o método de estudo de caso (YIN, 2001), para se analisar o caso do Projeto Setorial Integrado (PSI) (APEX-Brasil) Wines from Brazil. O objetivo central deste estudo é analisar o caso do PSI como modo de organização para a internacionalização de empresas brasileiras de pequeno e médio porte. Como objetivos específicos, têm-se: - revisar a literatura sobre Internacionalização de empresas; - observar o desempenho exportador do Projeto Setorial Integrado Wines from Brazil.