RESUMO
Código: 128
Área Temática: Recursos Humanos

 

Abrir
Arquivo

 
Mentoria Na Perspectiva Daquele Que Aprende: O Caso de Uma Empresa Multinacional de Consultoria.
 
Este trabalho objetivou identificar aspectos do processo de aprendizagem dos consultores, facilitados ou dificultados pela organização, no âmbito de um programa formal de mentoria. Procurou-se identificar, ainda, o que e como tais consultores aprendem sob a perspectiva teórica da aprendizagem social. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, o que permitiu compreender o fenômeno em profundidade dentro de seu contexto. Os profissionais pesquisados são consultores de uma empresa multinacional de consultoria e auditoria numa unidade no Recife. Os resultados indicam que os consultores aprendem de maneira considerável por intermédio dos seus mentores e que o fato de programa de mentoria proposto pela organização não impedir relações informais desta natureza contribui para o desenvolvimento de seus profissionais. Além disso, os benefícios gerados pelas relações mentor-mentorado se voltam para o desenvolvimento pessoal e profissional dos consultores e, conseqüentemente, organizacional. A pesquisa procurou contribuir para o melhor entendimento do fenômeno da aprendizagem de consultores e da aprendizagem por meio da relação de mentoria formal.