Este trabalho objetivou identificar aspectos do processo de aprendizagem dos consultores, facilitados ou dificultados pela organização, no âmbito de um programa formal de mentoria. Procurou-se identificar, ainda, o que e como tais consultores aprendem sob a perspectiva teórica da aprendizagem social. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso, o que permitiu compreender o fenômeno em profundidade dentro de seu contexto. Os profissionais pesquisados são consultores de uma empresa multinacional de consultoria e auditoria numa unidade no Recife. Os resultados indicam que os consultores aprendem de maneira considerável por intermédio dos seus mentores e que o fato de programa de mentoria proposto pela organização não impedir relações informais desta natureza contribui para o desenvolvimento de seus profissionais. Além disso, os benefícios gerados pelas relações mentor-mentorado se voltam para o desenvolvimento pessoal e profissional dos consultores e, conseqüentemente, organizacional. A pesquisa procurou contribuir para o melhor entendimento do fenômeno da aprendizagem de consultores e da aprendizagem por meio da relação de mentoria formal. |