No Brasil, os varejos de grande escala estão perdendo espaço para os formatos menores como pequenos supermercados, mercadinhos, feiras livres, padarias, entre outros. Além disso, a inflação baixa e os preços sem grandes diferenças nos vários formatos de varejo criaram opções para os consumidores comprarem em várias lojas. Estes buscam realizar suas compras em locais que diminuam o sacrifício e aumentem o benefício na realização das compras. Para oferecer subsídios para melhor compreensão desse fenômeno, formulou-se o seguinte problema de pesquisa: quais os sacrifícios e benefícios que levam os consumidores a escolherem o formato de rua para realizarem suas compras de alimentos? Uma revisão do conhecimento a respeito de valor percebido e de seus antecedentes se fez necessária para responder a essa questão. Em seguida uma pesquisa exploratória em profundidade com 51 donas-de-casa (26 da baixa renda e 25 da alta renda) foi conduzida em uma média cidade brasileira. Os resultados apontaram a preocupação das consumidoras com a questão do preço. O entretenimento (HOLBROOK, 1999) foi valorizado pelas entrevistadas, principalmente de baixa renda. A qualidade e a variedade também foram citadas como atributos importantes. Na conclusão são apresentadas limitações e sugestões para novas pesquisas. |