RESUMO
Código: 130
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

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Valor Percebido Pelos Consumidores em Relação Aos Formatos de Rua (feiras Livres)
 
No Brasil, os varejos de grande escala estão perdendo espaço para os formatos menores como pequenos supermercados, mercadinhos, feiras livres, padarias, entre outros. Além disso, a inflação baixa e os preços sem grandes diferenças nos vários formatos de varejo criaram opções para os consumidores comprarem em várias lojas. Estes buscam realizar suas compras em locais que diminuam o sacrifício e aumentem o benefício na realização das compras. Para oferecer subsídios para melhor compreensão desse fenômeno, formulou-se o seguinte problema de pesquisa: quais os sacrifícios e benefícios que levam os consumidores a escolherem o formato de rua para realizarem suas compras de alimentos? Uma revisão do conhecimento a respeito de valor percebido e de seus antecedentes se fez necessária para responder a essa questão. Em seguida uma pesquisa exploratória em profundidade com 51 donas-de-casa (26 da baixa renda e 25 da alta renda) foi conduzida em uma média cidade brasileira. Os resultados apontaram a preocupação das consumidoras com a questão do preço. O entretenimento (HOLBROOK, 1999) foi valorizado pelas entrevistadas, principalmente de baixa renda. A qualidade e a variedade também foram citadas como atributos importantes. Na conclusão são apresentadas limitações e sugestões para novas pesquisas.