RESUMO
Código: 140
Área Temática: Estratégia e Organizações

 

Abrir
Arquivo

 
A Formação de Estratégias em Empresas Inovadoras e Empreendedoras: O Caso da Alfa Design
 
A formação de estratégias de negócios é um assunto abordado há muitos anos e vem sendo discutido por vários teóricos da área da Administração. Um dos autores de destaque é Henry Mintzberg, que apresentou como contribuição aos estudos da área, seis tipos de configurações, em que o autor busca classificar as organizações de acordo com suas estruturas, sistemas de coordenação, fatores situacionais e formação de estratégias. Este artigo se baseia em dois dos tipos apresentados pelo autor: as organizações empreendedoras e as organizações inovadoras. A pesquisa verificou se as premissas teóricas, relacionadas à formação de estratégias, são vistas ou não em uma organização empreendedora e inovadora. Foi escolhida para o estudo uma empresa do ramo de publicidade da cidade de Londrina, no Estado do Paraná. Essa empresa enquadra-se como micro empresa, portanto dentro do contingente de empresas que ocupam a maior quantidade de mão-de-obra no Brasil. Os resultados da pesquisa apontaram grandes semelhanças com o referencial teórico no que diz respeito ao modelo de estrutura organizacional, presença do líder, inexistência de planos formais, formação das equipes de projeto e formação de estratégias emergentes. O método de estudo enquadra-se como estudo de caso.