RESUMO
Código: 141
Área Temática: Estratégia e Organizações

 

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Aplicabilidade das Escolas Com Características Prescritivas e Descritivas em Ambientes Instáveis: O Caso Sollosul Insumos Agrícolas
 
Resumo: O presente artigo teve como objetivo estudar as relações e a aplicabilidade das escolas da Configuração e do Planejamento Estratégico, de vertentes descritivas e prescritivas respectivamente, em uma organização atuante no setor de Agronegócios. A pesquisa é considerada de caráter qualitativo, sendo realizada em forma de entrevista semi-estruturada focalizada, dividindo-se em três partes: na primeira buscou-se identificar características administrativas e estruturais da organização; na segunda o pesquisador procurou identificar elementos da escola do Planejamento Estratégico e na terceira os questionamentos buscaram possibilitar a identificação de características da escola da Configuração. Concluindo-se que a empresa possui um corpo gerencial altamente capacitado e muito bem assessorado. Foi constatado também que as premissas da escola do Planejamento Estratégico são utilizadas de forma ampla e formal pela empresa, para determinação de cenários e diretrizes de longo prazo. Foram observadas características da escola da Configuração, porém de forma empírica, para determinação de estratégias de curto prazo, por se tratar de um ambiente altamente dinâmico. Palavras-chave: Planejamento, Descritiva, Agronegócios.