RESUMO
Código: 143
Área Temática: Estratégia e Organizações

 

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Integração e Coordenação Vertical Na Cadeia de Papel e Celulose: O Caso Votorantim (vcp)
 
Integração vertical é a combinação de processos de produção, distribuição, vendas e/ou outros processos distintos dentro de uma mesma empresa. A decisão de a empresa usar o mercado (“buy”) ou fazer/produzir (“make”) implica uma série de conseqüências gerenciais, organizacionais e mercadológicas, o que faz com que esta estratégia possua um caráter de extrema importância para a organização e gestão da empresa. Neste estudo, analisaremos a integração vertical e a coordenação vertical como estratégias na obtenção de vantagem competitiva, em detrimento do uso do mercado. O questionamento se a empresa deve ou não se estruturar verticalmente é freqüente e por diversas vezes tendencia a sua realização, pois busca-se sempre o crescimento da organização. Entretanto, essa análise nem sempre é correta, havendo necessidade de um modelo econômico que sustente seu sucesso ou que explique a estrutura vertical. O objetivo geral deste estudo é compreender a estratégia de coordenação e integração vertical adotada pela empresa Votorantim Celulose e Papel (VCP). Como objetivos específicos, têm-se: - revisar a literatura sobre Integração Vertical, Coordenação Vertical e - identificar possíveis vantagens ou riscos dessa estratégia na VCP.