RESUMO
Código: 153
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

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Análise do Complexo Agroindustrial da Cachaça de Alambique no Rs: Uma Análise do Conceito dos 4c’s Sob A Perspectiva do Produtor e do Vendedor
 
A importância da cachaça como bebida tipicamente brasileira, o estudo deste agronegócio oferece um exemplo claro da necessidade de coordenação da atividade a fim de se elaborar um produto que apresente características e especificidades que gerem produtos diferenciados, valorizados pelo consumidor final. Com o objetivo de analisar a estruturação dos elos de produção e de comercialização integrantes do Complexo Agroindustrial da Cachaça de Alambique no Rio Grande do Sul, este estudo aplicou a tipologia dos 4C’s que analisa a comunicação, a coordenação, a colaboração e a coopetição desse CAI. Assim, foram analisadas duas empresas: uma produtora de cachaça de alambique (Dom Braga) e outra varejista (Cachaçaria Água Doce), e, por meio de entrevistas e observações, chegou-se a considerações sobre o setor, demonstrando que a cachaça de alambique é um produto diferenciado que possui grande potencial de exploração da sua marca, através da comunicação e marketing dos atributos que diferenciam o produto. A coordenação dos agentes do CAI da cachaça de alambique deve ser fortalecida e integrar de forma mais efetiva os elos de produção, já que a colaboração entre eles é incrementada com o aumento da participação de entidades de P&D, pois foi identificada a importância de investir em desenvolvimento de novos produtos, marketing, entre outros aspectos. A coopetição exige dos agentes o estabelecimento de vínculos sustentáveis para que possam ocorrer parcerias, para assim, poderem competir com a indústria de cachaça industrial e também, melhor atender seus clientes.