RESUMO
Código: 157
Área Temática: Política de Negócios e Economia de Empresas

 

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Técnicas Estatísticas Multivariadas Para Análise do Comportamento de Grupos Supermercadistas Brasileiros
 
O presente trabalho analisa o comportamento de grupos supermercadistas no Brasil no ano de 2004, através da aplicação de técnicas estatísticas multivariadas de análise fatorial, análise de conglomerados e análise discriminante. A análise fatorial identifica possíveis associações entre as variáveis observacionais, de modo que se defina a existência de um fator comum entre elas. A análise de agrupamentos visa o agrupamento não mais de variáveis conforme ocorre na análise fatorial, mas de indivíduos ou unidades observacionais. A análise de agrupamentos tem como objetivo principal neste estudo determinar em qual grupo se insere cada uma das redes supermercadistas, permitindo avaliar algumas características semelhantes de atuação, em função de aspectos organizacionais. Já a análise discriminante tem como objetivo determinar as variáveis que diferenciam ou discriminam os grupos, permitindo assim, a identificação de grupos similares e a classificação de novos casos, onde a inserção é feita no grupo que o caso tem maior probabilidade de pertencer. Para a realização deste estudo, utilizaram-se dados relativos ao faturamento, número de check-outs, área total das lojas, número de lojas, número total de funcionários, faturamento por check-out, faturamento por m2, faturamento por funcionário, número de funcionários por check-out, número de funcionários por 100 m2, número de check-outs por loja, m2 por check-out e m2 por loja, referentes aos 100 maiores grupos supermercadistas no Brasil, segundo a revista SuperHiper 2005. Os grupos estão classificados em um ranking pelo seu faturamento e o tratamento dos dados se deu por meio do software estatístico SPSS (Statistical Package for Social Sciences).