RESUMO
Código: 158
Área Temática: Política de Negócios e Economia de Empresas

 

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Análise Multivariada Para Avaliação dos Principais Setores Latino-americanos
 
O presente trabalho estuda o comportamento dos principais setores que compõem as 500 maiores empresas latino-americanas, através da aplicação de métodos multivariados de análise fatorial e análise de conglomerados. Os principais setores são: setor varejista, eletricidade, telecomunicações, setor de petróleo e gás e setor de aço. A análise fatorial identifica possíveis associações entre as variáveis observacionais, de modo que se defina a existência de um fator comum entre elas. A análise de agrupamentos visa o agrupamento não mais de variáveis conforme ocorre na análise fatorial, mas de indivíduos ou unidades observacionais. A análise de agrupamentos tem como objetivo principal neste estudo determinar em qual grupo se insere cada uma das empresas, em função do setor, permitindo avaliar algumas características semelhantes de atuação, considerando os aspectos organizacionais estudados. São analisadas as seguintes variáveis: receita líquida, variação da receita líquida, lucro líquido, variação do lucro líquido, ativos, variação de ativos, número de funcionários e receita líquida por funcionário, segundo a Revista Latin Trade de 2005. As empresas estão classificadas em um ranking pela sua receita líquida e o tratamento dos dados se deu por meio do software estatístico SPSS (Statistical Package for Social Sciences). O objetivo deste estudo consiste na análise dos clusters formados, com o intuito de identificar características comuns de cada agrupamento de empresas.