RESUMO
Código: 16
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

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Uma Análise dos Atributos Importantes no Processo de Decisão de Compra de Notebooks Utilizando Análise Fatorial e Escalonamento Multidimensional
 
Identificar atributos importantes que auxiliam no processo decisório do consumidor é uma tarefa árdua para profissionais em marketing. Diversos são os segmentos que necessitam de tais tipos de pesquisas. Com base nesse contexto, este artigo tem como objetivo identificar os atributos importantes considerados pelos consumidores na compra de aparelhos de notebook. Para tal fim, realizou-se uma pesquisa exploratória-qualitativa por meio da entrevista de profundidade com profissionais da área de informática e com potenciais compradores do notebook. Os resultados, após análise de conteúdo, demonstraram 42 atributos considerados para a compra do notebook. Em um segundo momento foi realizada uma etapa quantitativa tipo survey com uma amostra bola de neve de 131 entrevistados. Assim, após aplicação da Análise Fatorial Exploratória 5 dimensões foram identificadas, correspondendo aos atributos mais importantes para o processo de decisão de compra. As dimensões foram classificadas como Prazer e Benefício, Características do Aparelho, Desempenho, Cautela e Operacional, gerando um total de 24 variáveis. Adicionalmente, utilizou-se o escalonamento multidimensional para verificar o posicionamento das marcas dentro do cruzamento das variáveis. Por fim, conclusões finais, aplicações do trabalho e pesquisas futuras são apresentadas e discutidas