RESUMO
Código: 169
Área Temática: Inovação e Gestão Tecnológica

 

Abrir
Arquivo

 
Avaliação da Qualidade dos Serviços Bancários Via Internet
 
Os bancos tornaram-se os maiores investidores em tecnologia de informação para apoio dos seus processos de negócio e melhoria da qualidade dos seus serviços. A adoção do netbanking levou à profusão de sites, de forma a atender os desejos e necessidades do mercado e obter um diferencial competitivo. Essa pesquisa foi realizada para se obter um modelo de avaliação da opinião dos clientes em relação à qualidade dos serviços bancários via Internet. A pesquisa consistiu no levantamento da percepção de 150 pessoas residentes na cidade de São Paulo e usuárias do Internetbanking do Banco Abn Amro Real S.A., Banco do Brasil S.A., Banco Bradesco S.A., Banco Itaú S.A., ou Unibanco – União de Bancos Brasileiros S. A. Foi feita uma adaptação do modelo da escala SERVQUAL com a definição de atributos de Internetbanking para cada dimensão deste modelo. Para o modelo adaptado, denominado E-BANKING, foi verificada a confiabilidade e validade por meio das análises estatísticas: coeficiente alfa de Cronbach, análise fatorial e regressão múltipla. Os resultados deste estudo revelaram as dimensões mais relevantes na avaliação dos serviços virtuais e podem contribuir para uma reflexão sobre a qualidade dos serviços bancários virtuais e dos serviços via Web de um modo geral.