RESUMO
Código: 170
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

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Análise de Determinantes de Valor e Segmentação de Mercado Utilizando Técnicas de Cluster
 
Em mercados competitivos, dependentes da confiança e da satisfação dos clientes, técnicas como a segmentação de mercado podem ser de grande valia para que esforços sejam direcionados a fim de atender às necessidade de cada grupo de clientes. Neste contexto, também é importante conhecer o que os clientes valorizam e quais atributos são de fato relevantes na hora da avaliação do produto/serviço. Este estudo propõe um modelo de segmentação de mercado e de determinação de Determinantes de valor que tem como base a avaliação dos diferentes atributos que uma empresa oferece e um índice de satisfação geral. O modelo pode ser dividido em Avaliação de atributos e da empresa, segmentação por avaliação de atributo, comparação dos clusters e índices de satisfação e, ao final, análise das características demográficas de cada cluster. O modelo foi aplicado a uma clínica de ortodontia, com clientes antigos e novos. Três clusters foram formados e cada um foi analisado demograficamente para determinar quais características eram específicas de determinado cluster. Concluiu-se que segmentação dos clientes e o conhecimento dos determinantes de valor são fatores importantes para o conhecimento dos pacientes e para o direcionamento de ações específicas de marketing a cada grupo a fim de melhorar suas percepções de atributos considerados importantes, contribuindo para que a clínica priorize seus investimentos em atributos considerados determinantes de valor.