RESUMO
Código: 171
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

Abrir
Arquivo

 
Homens Vão Às Compras no Supermercado: Atitudes, Opiniões e Hábitos
 
O presente estudo tem como foco o comportamento masculino em relação às compras de supermercado. Seu objetivo é identificar como os homens se relacionam atualmente com este tipo de compra doméstica que, tradicionalmente, fazia parte do universo de responsabilidades femininas. A estrutura familiar e os respectivos papéis de cada elemento que compõe uma família vêm mudando de forma acelerada nas últimas décadas. Hoje, homens e mulheres compartilham tarefas domésticas e decisões de compra de produtos antes restritos ou predominantes ao universo de um ou de outro gênero. Após a revisão da literatura, foi realizada uma pesquisa de campo exploratória com duas fases. A primeira, qualitativa, com entrevistas individuais em profundidade. Seguiu-se uma fase quantitativa, com questionários auto-administrados, visando ampliar as descobertas da fase anterior. O estudo conclui que o homem tem se aproximado do supermercado e tende a assumir cada vez mais essa função doméstica, o que se coaduna ao próprio movimento da sociedade. Alguns assumem que gostam da tarefa e outros dizem que, embora não seja sua preferida, “não é das piores atividades domésticas.” Um “novo homem” parece estar surgindo, que representa um novo perfil de consumidor masculino que merece ser investigado em pesquisas adicionais.