RESUMO
Código: 173
Área Temática: Ensino de Administração

 

Abrir
Arquivo

 
Um Estudo Sobre O Perfil de Alunos de Cursos de E-learning e Índice de Conclusão Por Meio da Utilização da Análise de Correspondência
 
A metodologia de ensino baseado na Internet (e-learning) vem sendo utilizada de forma cada vez mais expressiva. No entanto, algumas dificuldades vêm sendo sentidas neste mercado incipiente e a resistência à utilização desta metodologia é considerável. Este estudo pretende entender se existe alguma relação entre o perfil dos alunos de e-learning e seu comportamento durante o curso. Para isso foi realizado um estudo de caso nos cursos ministrados para uma incubadora de empresas do estado de São Paulo com o intuito de servir como forma auxiliar a formação de empreendedores de base tecnológica e facilitar o desenvolvimento de suas empresas em formação. As características de perfil dos alunos matriculados foram contrapostas com os índices de conclusão do curso desses mesmos alunos. Verificou-se que não existe uma relação de dependência clara entre o perfil dos participantes dos cursos de e-learning estudados e o nível de conclusão obtidos nestes cursos. No entanto, há indícios de padrões nos participantes que associam o índice de conclusão dos cursos baseados em como o aluno foi informado sobre o curso e similaridade entre o curso oferecido e o assunto de interesse manifestado pelo aluno.