Código: 182 |
Área Temática: Marketing e Comunicação |
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Foco, Objetivos e Atividades de Marketing: Estudo Exploratório Com Profissionais de Gestão |
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Os fundamentos teóricos do marketing encontram-se ainda em construção, aos poucos se consolidando e sendo constantemente revistos, a par dos desenvolvimentos das economias modernas. A evolução do conceito levou ao reconhecimento de que o marketing é a gênese da orientação da empresa para o mercado: conhecer e satisfazer os desejos e necessidades dos clientes deve ser uma prerrogativa de todas as funções da empresa.
O artigo examina o conceito de marketing em suas diversas facetas, procurando entender uma certa ‘crise de identidade’ de que padece a disciplina. São discutidos o conceito de marketing, sua evolução, papel e funções nas empresas, além dos diferentes focos empresariais passíveis de serem adotados. No estudo realizado em campo, os profissionais pesquisados apontam que o foco de marketing deve se dar mais em ações estratégicas do que em ações tático-operacionais, como parece ser a prática atual.
Os resultados indicam que a orientação para o mercado está sendo bem compreendida, aceita e adotada pelas empresas. Porém, quando analisados os objetivos e atividades desenvolvidos em marketing, nota-se que essa orientação não é tão enfatizada no dia-a-dia, sendo que o enfoque dado recai sobre atividades tático-operacionais. |
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