RESUMO
Código: 184
Área Temática: Internacionalização

 

Abrir
Arquivo

 
A Embalagem Como Um Importante Elemento Nos Negócios Internacionais e O Atendimento Ao Cliente Como Diferencial Competitivo – O Caso da Empresa Polyenka Ltda
 
Este trabalho tem como objetivo relatar um case de exportação brasileira envolvendo a empresa fabricante e exportadora de filamentos têxteis, Polyenka Ltda, e o cliente-importador mexicano - Hilos Íris, empresa fabricante de fios e carretéis. O trabalho aborda a reclamação do cliente a respeito de avaria ocorrida nas embalagens de exportação quando do recebimento da primeira remessa, e todas as ações tomadas pela empresa Polyenka Ltda, no sentido de avaliar e solucionar o problema, não permitindo a reincidência da reclamação. A pesquisa exploratória foi realizada com base em uma pesquisa documental, na qual o Departamento de Exportação da Polyenka Ltda permitiu o acesso às comunicações (e-mails) trocados com importador mexicano e, também, às fotos enviadas pelo seu cliente no exterior. O trabalho objetiva mostrar a importância da comunicação e pró-atividade da empresa exportadora em atender às necessidades do cliente, visto que houve proposta de melhoria frente ao problema por parte da mesma nos processos internos, tanto nos processos logísticos quanto na qualidade e adequação das embalagens para o mercado externo. Além da introdução, o trabalho compreende a Situação-Objeto de Estudo (relato do caso), Unidade de Análise (apresentação da empresa Polyenka Ltda), Referencial Teórico, Análise da Situação-Objeto de Estudo e Conclusão.