RESUMO
Código: 186
Área Temática: Ensino de Administração

 

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Considerações Sobre O Ensino Por Competências
 
Este artigo teve como origem o desdobramento da pesquisa efetuada pelo autor para a confecção de dissertação de mestrado na área de educação profissional. O objetivo perseguido foi contribuir para a discussão sobre a adoção de competências nos currículos e projetos pedagógicos dos cursos de Bacharel em Administração. Especificamente, estudar como se caracteriza tal modelo à luz das demandas do mercado sobre o sistema educacional. Procurou-se apresentar os conceitos sobre competências, sua origem e contexto em Administração de Empresas, sua ligação com a Educação e tópicos da pedagogia e didática das competências no processo de aprendizagem. Pretende-se com este artigo tecer algumas considerações sobre estes fenômenos, sem a pretensão de oferecer uma análise abrangente e exclusiva sobre tal, nem mesmo definir e desenhar modelos. Este trabalho foi elaborado através de pesquisa da literatura, documentos oficiais e de organizações nacionais e estrangeiras, legislação e papers de autores diversos, tanto na área de Administração quanto Educação. Trazendo ainda a visão empírica do autor sobre o assunto, como professor e coordenador de cursos superiores, ao redigir currículos e projetos pedagógicos. Conclui-se, após a análise dos textos e situações, que o sistema de aprendizado por competências afigura-se como adequado aos cursos de Administração de Empresas, por estes estarem voltados à satisfação das demandas que o mercado exige do profissional e de sua formação.