RESUMO
Código: 187
Área Temática: Marketing e Comunicação

 

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Impacto das Atividades de Marketing Sobre O Desempenho Empresarial: Um Estudo Empírico Usando Dados Secundários Para O Período 1998-2003
 
Este trabalho de pesquisa tem como objetivo avaliar o impacto das ações de marketing sobre o desempenho empresarial através da utilização de indicadores disponíveis para uma amostra de empresas não-financeiras com atuação no Brasil entre 1998 e 2003. Essas ações são aqui representadas pela política de crédito aos clientes, pela política de estoques e pelas despesas com vendas, enquanto que o desempenho foi medido através de três definições de lucratividade. A avaliação do efeito do marketing sobre o desempenho procura verificar estatisticamente a hipótese de existência de associação positiva entre aquelas ações de marketing e a lucratividade. O referencial analítico foi um sistema de equações lineares, anteriormente estudado por Peles e Schneller (1982). Uma das equações do sistema foi escolhida e estimada combinando dados temporais com observações em cross section para as empresas selecionadas. O estudo conclui que a política de marketing mostrou, de modo geral, relacionamento significativo com a lucratividade, no período selecionado. O efeito dominante deve-se à variável Despesas com Vendas. A análise utilizando indicadores contábeis mostrou-se capaz de gerar informações relevantes sobre diversos aspectos da forma de atuação das empresas amostradas.