RESUMO
Código: 188
Área Temática: Inovação e Gestão Tecnológica

 

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Políticas Tecnológicas Para Promoção do Comércio Exterior: Inovação e Competitividade
 
A crescente competição em âmbito internacional tem direcionado as empresas a focar suas estratégias no desenvolvimento da inovação tecnológica. A falta de preocupação em priorizar a capacidade inovativa nas empresas locais ocasionou em importantes impactos aos sistemas nacionais de inovação. A partir do desempenho no comércio internacional, e de acordo com a intensidade tecnológica dos fluxos de exportação, busca-se avaliar os impactos da liberalização comercial e o grau de internacionalização produtiva da capacidade tecnológica da indústria brasileira, partindo do pressuposto que uma crescente participação de produtos de grande intensidade tecnológica representaria um incremento na capacitação competitiva do setor produtivo, e, portanto, na capacidade de promover uma inserção comercial capaz de fomentar um crescimento econômico.A proposta do presente trabalho é discutir algumas questões e tendências em matéria de proteção de conhecimento pelos Direitos da Propriedade Intelectual na era da inovação e analisar a relação entre inovação tecnológica e exportações, enfatizando o papel da política tecnológica para promover o comércio exterior, inserindo-se num debate amplo acerca dos impactos das políticas nacionais de Ciência e Tecnologia no padrão de internacionalização da indústria nacional. Instituições de Fomento: UCG/ CNPq/ FUNAPE