RESUMO
Código: 20
Área Temática: Internacionalização

 

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Estratégia de Internacionalização e O Marketing Internacional em Mercados Emergentes: Reflexões Teóricas e O Caso da Embraco Na China
 
Diante dos cenários e tendências globais, a importância da atuação internacional das empresas tem sido cada vez maior, por diferentes motivos e ao elaborarem uma estratégia bem definida para atuar internacionalmente, as empresas precisam tomar importantes decisões de marketing. Estas decisões se tornam ainda mais relevantes quando as empresas decidem atuar internacionalmente em mercados emergentes, que embora desafiadores, representam um grande potencial. Diante deste contexto, este trabalho tem por objetivo apresentar, do ponto de vista teórico, a evolução do marketing internacional e analisar as principais decisões estratégicas de marketing para atuação internacional, assim como a importância de se selecionar mercados internacionais com um bom potencial, neste caso os mercados emergentes. Para tanto, é apresentado o caso da Embraco na China, a partir de coleta de dados secundários e primários, e é realizada uma análise do caso à luz do referencial teórico. Os resultados da análise mostra que, para ser bem sucedida, a Embraco realizou adaptações em seu composto de marketing, adequando principalmente o produto e a comunicação às necessidades locais. Também os preços e a distribuição foram determinados nos mercados locais, onde a empresa fez uma joint-venture com uma organização local, alcançando excelentes resultados.