O objetivo deste trabalho é compreender os interesses dos ex-alunos com suas instituições de origem. Neste estudo é focalizado o caso da FEA-USP. Inicialmente, apresenta uma introdução com uma breve revisão da literatura do tema. Depois, analisa uma pesquisa com ex-alunos que se formaram nos últimos 4 anos. O artigo finaliza apresentando as principais conclusões.
Inúmeros benefícios podem ser obtidos pela Instituição de Ensino Superior (IES) com a interação com seus egressos. Segundo HANSON (2000)
“As contribuições de ex-alunos podem adquirir a forma de suporte voluntário em recrutamento, captação de recursos, provendo estágios e oportunidades de carreira para os estudantes, ensinando no campus mediante convite, trabalhando em conjunto, participação especial na universidade e eventos de ex-alunos e doações financeiras.”
Para colher os frutos desta interação, a diretoria da FEA-USP inicia um projeto, denominado "FEA+", para aproximar ex-alunos da instituição no ano em que realiza as comemorações de 60 anos. Esta ação tem como primeiro objetivo conhecer o perfil dos egressos: dados demográficos, dados de formação e vida acadêmica, trajetória profissional e interesses de relacionamento, tanto do lado de receber, quanto de participar.
|