RESUMO
Código: 204
Área Temática: Operações

 

Abrir
Arquivo

 
Diagnóstico dos Atributos Logísticos Considerados Importantes Numa Rede Varejista Supermercadista Patrocinada Pelo Atacado
 
A compreensão da cadeia de abastecimento e, conseqüentemente, das organizações que a compõem, é essencial para o delineamento de ações em nível estratégico, tático e operacional. Dentro dessa cadeia, as atividades logísticas possuem grande importância na determinação do serviço ao cliente, compreendido esse, o resultado de todas as atividades logísticas ou do processo da cadeia de abastecimento, ou de uma forma abrangente, o processo de prover significativo benefício de valor agregado para todos os membros da cadeia de abastecimento dentro de um custo efetivo. O objetivo deste estudo é conhecer os atributos logísticos reconhecidos como importantes na percepção de varejistas supermercadistas. Para tanto aplicou-se um questionário, baseado em Stock e Lambert (2001), em 18 varejistas pertencentes a uma rede voluntária patrocinada pelo atacado distribuidor, e posteriormente empregou-se o Teste de Friedman para identificar os atributos logísticos diferenciáveis na rede. Conclui-se que em 80% dos atributos pesquisados, tanto o patrocinador da rede como os demais concorrentes, prestam o mesmo nível de serviço que os varejistas supermecadistas esperam e 20% dos atributos logísticos são percebidos como pontos de diferenciação pelos varejistas supermecadistas.